Autor: Aline - Data: 17/03/2025 06:34 2wq1
Aumento de roubo de café em Minas motiva audiência 136o4j





Com o objetivo de debater a prevenção e o combate ao roubo de safras de café e de crimes contra produtores e trabalhadores do café em Minas Gerais, a Comissão de Segurança Pública realiza uma audiência nesta segunda-feira (17/3/25). A atividade será às 14 horas, no Auditório José Alencar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). - VEJA A publicidade e continue a leitura em seguida!
O autor do requerimento pela audiência é o deputado Professor Cleiton (PV). Ele justifica a solicitação considerando a importância da safra de café de 2025 para a economia regional e do Estado e a crescente preocupação dos produtores rurais com a segurança no campo.
Aumento do preço da saca: Na avaliação do parlamentar, o produto gera empregos e renda, mas, por outro lado, tem atraído criminosos após o aumento da saca do grão. Isso tem ocasionado furtos e assaltos, o que aumenta a vulnerabilidade de trabalhadores e produtores.
“Com o preço do café em alta, é fundamental que haja um planejamento estratégico das forças de segurança para garantir a proteção das propriedades, dos trabalhadores e da produção agrícola”, afirma Professor Cleiton. Para ele, com a audiência, será possível identificar os desafios no combate à criminalidade na cafeicultura mineira e discutir medidas e ações planejadas para assegurar uma safra de café mais segura para todos.
Criminalidade: Veículos de imprensa vêm noticiando casos de roubos de café no Estado e em municípios paulistas próximos da divisa com Minas. Um dos relatos é de que cerca de 500 sacas de café, avaliadas em R$ 1 milhão, foram levadas de uma fazenda às margens de rodovia estadual em Cássia (Sul), em janeiro deste ano. O caseiro da propriedade foi rendido enquanto dormia, junto com a esposa, por seis homens encapuzados.
Outro incidente ocorreu quando três suspeitos de roubar sacas de café em fazenda em Altinópolis (SP) morreram durante troca de tiros com a Polícia Militar de São Paulo na zona rural de Ibiraci (MG).
Entre os convidados para a reunião estão o representantes das Polícias Militar e Civil, de Guardas Municipais, de entidades dos setores cafeeiro e agropecuário, além de gestores de órgãos governamentais envolvidos com a temática.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal. 483c3v
Relacionadas 5m411m

-
Parlamentar foi acusado de violência doméstica, p...
-
Carlão: "Quero frisar que política é algo muito s...
-
Em pé: Ademir, Tomate (presidente), Maria José, M...
-
Tatiane Anunciata, do grupo Mulheres de Fibra, e ...
-
Mudas de árvores plantadas ainda em 2024 têm sido...